CARNE

Galinha assada no tacho com tomilho

Ingredientes

1 ramo de salsa fresca picada; 1 colher de sopa de folhas tomilho comum seco; 1 colher de sopa de folhas e flores de segurelha seca (pode substituir por orégãos); 1/2 c. de chá de sal grosso; 1 limão inteiro; 100 gr de alho francês em juliana; 1 cenoura em pedaços; 1 cebola em quartos; 3 alhos socados com casca; 1 tomate em pedaços; q.b. de vinho branco de qualidade; q.b. de azeite virgem.

Doses: 6 pessoas

Grau de dificuldade: baixa

PREPARAÇÃO DA RECEITA E CONFEÇÃO

Comece por limpar as gorduras da galinha em excesso, deixando o máximo de pele possível. Lave a galinha e enxugue muito bem. Prepare no almofariz uma pasta com as ervas aromáticas, o sal e um fio de azeite. Barre muito bem a galinha com esta pasta e reserve no frigorífico pelo menos por duas horas, tapada com película aderente. Faça um estufado ligeiro com a cebola, o alho, o alho francês, o tomate e a cenoura. Coloque a galinha num tacho que tenha tampa e que possa ir ao forno (qualquer um pode, desde que não tenha partes que derretam. Pique o limão inteiro com um garfo e coloque no interior da galinha. Adicione à volta desta e um pouco por cima, o estufado de legumes. Leve ao forno bem quente e previamente aquecido por cerca de uma hora e um quarto. Verifique de meia em meia hora o ponto de assado, espetando qualquer utensílio na zona alta do peito e coxa. Nos últimos 5 minutos pode retirar a tampa para tostar ligeiramente, caso não esteja já tostada.

EMPRATAMENTO

Numa travessa larga, com a guarnição dos legumes de assar em redor

SUGESTÕES

Deve utilizar uma galinha caseira pela qualidade e consistência da carne. Se utilizar frango de aviário, a confeção será mais rápida.