PEIXE

Filetes de sardinha com broa amarela

Ingredientes

2 dentes de alho laminados; 6 pequenas hastes de alecrim em forma de pequeno espeto; orégãos secos em folha; 12 filetes de sardinha grandes; q.b. de azeite; q.b. de sal marinho; 1 broa de milho sem côdea; 12 fatias de toucinho entremeado fumado; 150gr de pinhões.

Erva aromática: orégãos secos, alecrim fresco

Doses: 6 pessoas

Grau de dificuldade: média/alta

PREPARAÇÃO DA RECEITA E CONFEÇÃO

Comece por picar a broa e juntar a esta os pinhões, o alho laminado e os orégãos, regando de seguida generosamente com azeite. Prepare as 6 hastes de alecrim fresco, afiando bem o talo. Lave as sardinhas e retire as escamas. Faça os filetes com uma faca bem afiada, cortando do lado do lombo para a barriga rente à espinha. Disponha os filetes numa tábua e tempere ligeiramente com sal marinho e um fio de azeite. Esfregue ligeiramente o azeite nos filetes e reserve alguns minutos. Prepare um tabuleiro de ir ao forno e ligue a 180º C para fazer o pré-aquecimento. Recheie agora os filetes procedendo do seguinte modo: estique uma tira de toucinho sobre a tábua, disponha um filete ao centro, coloque por cima um pouco do preparado da broa, tape com o outro filete correspondente e enrole o restante toucinho. Repita para todos os outros filetes, coloque uma haste de alecrim entre o toucinho e a pele do filete de cima, e a restante broa sobre estes, polvilhando. Regue com um pouco mais de azeite e leve a forno durante 15 a 20 minutos em forno bem quente, ou até dourar a broa.

EMPRATAMENTO

Disponha sobre uma travessa de barro e decore com ramos de alecrim e rodelas de limão.

SUGESTÕES

Sirva acompanhado de uma batata cozida com pele, ou batatinhas novas no forno, ou cebolas gratinadas com manjerona, não descure uma verdura crua bem fresca. Pode fazer a mesma confeção com sardas, cavalas ou mesmo uns carapaus.