Campanha de recolha de automóveis ligeiros de passageiros da marca "Opel/Vauxhall", modelos "Corsa, Crossland X"
No âmbito do Safety Gate (Sistema de alerta rápido da UE para os produtos não alimentares perigosos)** foram notificados os seguintes automóveis ligeiros de passageiros:
| Alerta n.º: | SR/00881/25 |
| Categoria: | Veículos a motor |
| Produto: | Automóveis ligeiros de passageiros
|
| Marca: | Opel/Vauxhall
|
| Modelo: | Corsa, Crossland X
|
| Tipo / Homologação CE: | e2*2007/46*0639*20 – e2*2007/46*0639*23 (Corsa), e2*2007/46*0639*25 – e2*2007/46*0639*31 (Corsa), e4*2007/46*1194*18 (Crossland X)
|
| Datas de produção: | 08.10.2022 – 09.11.2022 |
| Código da campanha de recolha: | KQ9 |
| Imagens: | |
| Tipo de risco: | Incêndio
|
| Defeito Técnico / Risco: | Alguns veículos podem sofrer danos no injetor de refrigeração do jato de óleo o que pode ocasionar o bloqueio do motor. No pior dos casos, pode pingar óleo sobre a linha de escape e causar um incêndio no compartimento do motor, resultando, em última instância, num incêndio no veículo.
Os veículos não estão em conformidade com os requisitos do Regulamento relativo à homologação e à fiscalização do mercado dos veículos a motor e seus reboques, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destinados a esses veículos.
|
| País notificador: | França |
| País de origem: | França |
| Medidas adotadas: | A medida de “Recolha do produto/veículo a motor junto dos utilizadores finais” foi adotada no mercado do país notificador (França).
|
| Sítio de Internet do “Safety Gate” | https://ec.europa.eu/safety-gate/#/screen/home |
** A Direção-Geral do Consumidor (DGC) é o Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate (Sistema de alerta rápido da UE para os produtos não alimentares perigosos)”. Este Sistema Europeu visa detetar a existência de produtos considerados perigosos nos 27 Estados-Membros (e nos países da Associação Europeia do Comércio Livre – EFTA) para tomada de medidas pelas respetivas autoridades competentes.
A DGC, como Ponto de Contacto Nacional, recebe os Alertas relativas aos produtos perigosos, emitidos através do referido Sistema, e encaminha-os para as Autoridades de fiscalização do mercado para a eventual adoção de medidas (retirada do mercado, proibição de comercialização, etc, …).
As Autoridades de fiscalização que podem tomar medidas para evitar a colocação de produtos perigosos no mercado nacional são: – a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica); – a ARAE (Autoridade Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma da Madeira); – a IRAE (Inspeção Regional das Atividades Económicas da Região Autónoma dos Açores); – a AT (Autoridade Tributária e Aduaneira); – a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações); – o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.); – o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.); e – a PSP (Polícia de Segurança Pública).
Local de Atendimento e Contactos
Morada: Mercado Municipal de Leiria, Av. Cidade de Maringá, n.º 55
Telefone: 244 839 539 (chamada para a rede fixa nacional)
Email: ciac@cm-leiria.pt